Carnaval de rua em Paraty atrai foliões do mundo inteiro

Para quem quer ter uma opção diferenciada de carnaval, Paraty oferece sessenta horas de folia, nos cinco dias de festa, onde confraternizam jovens, crianças, adultos, adolescentes e idosos para brincarem livres pela cidade. Este ano, o carnaval começa no sábado 18 de fevereiro e vai até a Quarta Feira de Cinzas no dia 22.

O carnaval de Paraty é conhecido no Brasil e no exterior: são dias de folia segura nas ruas, nos bailes e nos blocos. É possível encontrar as velhas marchinhas de carnaval, o samba atual, o axé e até a velha guarda. O melhor de tudo é que todas as atrações são gratuitas e contam com artistas locais e também artistas de renome.

Os tradicionais blocos de rua se apresentam na Avenida Roberto Silveira e no Centro Histórico: Os Paulos, Vamos que Tô, Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã, Académicos da Patitiba e Tribo de Samba. Além deles, tem a participação do Rei Momo, Os Mascaradinhos, Banda Santa Cecília, Bloco da Lama e mais!

O carnaval é a festa popular mais importante da cidade. Ganhou destaque pela sua originalidade, com a presença dos mascarados, que começam a aparecer já logo depois do Dia de Reis. Eles se caracterizam por vestir roupas enormes que lhes cobrem todo o corpo e usam máscaras feitas de papel machê. Andam em grupos ou solitários, não falam, emitem ruídos e assustam os transeuntes, especialmente as crianças. As máscaras mais comuns são as de caveira, de chifres e as horrorosas e deformadas.

E é assim todos os anos: um carnaval animado por blocos e baterias e pela banda de música, e todos percorrem o Centro Histórico arrastando multidões, à moda dos trios elétricos.

A programação 2012 do Carnaval ainda não foi divulgada, aguarde!


><((((°)>