Atrações naturais de Paraty

Cerca de dois terços dos 917 km² do município de Paraty são protegidos por leis estaduais, federais e municipais. Paraty ainda possui boa parte da vegetação original. Protegida pelos morros escarpados da Serra do Mar, a Mata Atlântica permaneceu intacta e ainda hoje é possível encontrar pedaços de mata virgem. Em Paraty, parques nacionais, praias quase desertas, cachoeiras e muito contato com a natureza aguardam os visitantes.

Praias

 

A cidade possui mais de 100 praias, cada uma com uma qualidade especial. Muitas delas são acessíveis apenas por barco ou carro e em geral recomenda-se a presença de um guia para maior segurança. Veja algumas das praias que recomendamos:

Praia do Sono

 

Paraty abriga um paraíso escondido em meio a Mata Atlântica com belas paisagens, é a Praia do Sono, uma vila de pescadores onde atualmente vivem cerca de 60 famílias que se sustentam da pesca artesanal e agricultura, constituindo uma comunidade caiçara tradicional. Acessível por trilha, com uma caminhada leve de um pouco mais de uma hora, ou de barco com agendamento prévio, a Praia do Sono é um lugar perfeito para quem busca tranquilidade em sua orla sombreada por amendoeiras nativas. Com areias finas e águas transparentes, o local reserva momentos inesquecíveis junto a Reserva Ecológica da Juatinga, uma unidade de conservação de proteção integral do estado do Rio de Janeiro que abriga importantes ecossistemas da Mata Atlântica.

Antiguinhos é uma praia deserta perto da Praia do Sono em Paraty. 

 

A infra-estrutura turística no local é mínima, na alta temporada e em finais de semana, algumas casas de pescadores fornecem refeições simples e bebidas. Não há pousadas, mas há campings (na verdade, quintais das casas dos caiçaras localizados junto à praia). Antigos e Antiguinhos são duas praias belíssimas, acessíveis por uma trilha íngreme no final da Praia do Sono. Protegidas por uma dura caminhada, elas ficam praticamente desertas durante todo o ano. Ainda em estado selvagem, essas praias não possuem quiosques ou casas.

Praia da Lula

 

Praia da Lula fica a 60 minutos de Paraty, entre as Praias Vermelha e da Conceição e é parada certa dos saveiros que saem a passeio. Com águas claras e tranquilas, é local ótimo para banho e snorkqueling. A vegetação densa e as nascentes da região dão o toque final na paisagem. A praia tem acesso por Paraty ou Paraty-Mirim.

Paraty-Mirim

 

A pequena vila de pescadores possui restaurantes simples e pequenas pousadas para atender aos turistas. Outra boa opção é pegar um barquinho e ir conhecer o Saco do Mamanguá com duas pequenas praias: do Sobrado e do Cruzeiro. No local também fica a área de lazer de Paraty-Mirim.

Ilhas

 

O litoral de Paraty começa no Distrito de Mambucaba (divisa com Angra dos Reis) e termina na Vila de Trindade (divisa com Ubatuba). Nesse extenso recortado está inserida a Baia de Paraty, que possui 65 ilhas e centenas de praias. O território municipal, por sua vez, integra a região conhecida como “Costa Verde” fluminense, ao sul do estado do Rio de Janeiro. Veja indicações das melhores ilhas de Paraty:

Ilha Sapeca

 

Fica entre a Ilha do Malvão e a Ilha Comprida, a 40 minutos do cais de Paraty. É também conhecida pelo nome de Ilha do Sapê. A Ilha Sapeca caracteriza-se por suas formações rochosas, habitat natural de várias espécies marinhas. Suas águas claras, limpas e transparentes permitem observar a intensidade da vida subaquática, com muitos cardumes coloridos. É um dos lugares mais visitados pelos saveiros que cruzam a Baía de Paraty. Pequena trilha na encosta conduz ao alto da ilha (45m), verdadeiro mirante natural com belo visual sobre a região. O acesso à ilha se dá por meio de barco pelo cais de Paraty.

Ilha Comprida

 

Quer nadar com peixes em águas cristalinas? Esse é o local perfeito! Ilha Comprida fica ao norte da Ilha do Catimbau, em frente ao Morro da Conceição, a 40 minutos do cais de Paraty. O local é ideal para mergulho com extensos costões rochosos frequentados por várias espécies de peixes. Suas águas são límpidas e transparentes e cheias de cardumes coloridos e grandes formações de corais. Passeios levam os turistas até a ilha que é de propriedade privada.

Cachoeiras e o Caminho do Ouro

 

Na estrada Paraty-Cunha, há varias cachoeiras com trilhas que foram abertas por escravos, poços para banho e escorregador. Na região, há também fazendas, sítios históricos, lojas de artesanato local e exposição de objetos antigos que contam a história do Caminho do Ouro, um encantador circuito turístico, cheio de vestígios históricos e cercado por uma natureza exuberante. A região do Caminho abriga muitas das melhores e mais visitadas cachoeiras da região e a infraestrutura completa para receber visitantes com bons restaurantes e pousadas aconchegantes. O circuito tem várias cascatas, cachoeiras, riachos, pássaros e flores. Na região, também é possível visitar oficinas onde a arte, artesanato local e diversos alambiques. Veja alguns destaques:

Poço do Inglês

 

Belíssima piscina natural, com água transparente, cercada por vegetação nativa, excelente para mergulho. Um pequeno córrego passa paralelo à trilha que leva até ao Poço dos Ingleses. Há uma corda amarrada em árvore que permite pular de cima da pedra até o meio do poço no melhor estilo Tarzan. De fácil acesso e excelente para mergulho, o poço tem águas transparentes e é cercado por vegetação nativa.

Cachoeira da Pedra Branca

 

A Cachoeira da Pedra Branca fica na estrada Paraty-Cunha Ponte Branca a cerca de 10 km do centro. Com duas quedas d’água, a cachoeira tem três piscinas naturais de águas claras. No percurso até lá, passa-se pela Fazenda Murycana que possui um museu de artefatos antigos, um alambique, lojinha, ótimo restaurante de comida caseira, além de atividades de lazer e esporte de aventura. O proprietário da fazenda onde estão as cachoeiras cobra pequena taxa de ingresso, utilizada na manutenção e limpeza do local.

Outras cachoeiras na região

 

Cachoeira da Penha/ Tobogã:  fica a  9 km do centro e possui saltos, piscinas naturais e escorregador natural.

Cachoeira da Ingraça: fica a  6 km do centro e possui grande poço, pequenas quedas e escorregadores naturais.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

© ParatyCVB. Todos os direitos reservados.