PARATY... PARA MIM... PARA NÓS...

Patrimônio Histórico Nacional desde 1966

Paraty oferece uma das maiores experiências turísticas pela combinação única de atrativos.

Ilhas paradisíacas, praias irretocáveis, montanhas com cachoeiras e todo o charme da arquitetura colonial do Centro Histórico.

Além do carisma do povo paratiense, a cidade conta com uma estrutura receptiva bem equipada e uma rica programação cultural durante o ano inteiro.

O local desenvolveu-se como entreposto comercial para o escoamento de ouro, diamantes e outras riquezas vindas de Minas Gerais e São Paulo, pelo chamado Caminho Velho da Estrada Real, o Caminho do Ouro. Ainda hoje podemos caminhar pelas montanhas da Mata Atlântica e ver de perto o preservado calçamento original de pedras construído entre os séculos XVII e XIX pelos escravos. O Forte Defensor Perpétuo, com suas trincheiras, canhões da Guarda Real e Casa da Pólvora, foi construído em 1703 e atualmente abriga o Centro de Artes e Tradições Populares de Paraty.

Os quatro ciclos

Paraty passou pelo ciclo do ouro e posteriormente pelo ciclo da cana-de-açúcar, reunindo até 12 engenhos de açúcar e mais de 150 alambiques produtores de cachaça. Mais tarde, passou pelo ciclo do café e, hoje, Paraty vive o ciclo do turismo, atividade que representa cerca de 80% da economia da cidade. A boa e velha cachaça é hoje ampla e mundialmente apreciada. Paraty produz de modo artesanal algumas das melhores cachaças do mundo, com certificação da Indicação Geográfica de Procedência “Paraty”.

O tradicional Festival da Pinga de Paraty é frequentado todos os anos por milhares de visitantes.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

© ParatyCVB. Todos os direitos reservados.